top of page
Buscar
  • Foto do escritorandreafanganiello

Viva la vida

https://www.bbc.com/portuguese/geral-44425582?ocid=socialflow_facebook 

       Em plena segunda-feira o que mais queremos é ânimo e café né! Mas olhando o Facebook li agora pouco este artigo cujo link está acima. 

       Queridos seres humanos, se a vida não tá fácil nos famosos Estados Unidos da América,  que dirá na maior parte do mundo. Perdemos o íncrivel ator de "Uma babá quase perfeita" e da sensacional voz do gênio do Aladdin, entre tantos outros papeis sensacionais do Robbie Williams. O mesmo fim teve a vida do cantor de "Crawling", cujas letras expunham artisticamente as feridas de sua alma. Neste ano nos EUA mais duas pessoas famosas e muito queridas pelo público tiraram suas vidas.

          Suicídio não escolhe classe social, etnia, idade, nada. Crises, conflitos, tragédias, estamos todos neste mundo complicado. Pensamos que essas 4 pessoas famosas citadas poderiam ter acesso aos melhores tratamentos psicológicos e psiquiátricos anti depressão. Não sei de suas vidas privadas e se buscaram ajuda. Mas estes foram os famosos que se foram recentemente, juntamente com inúmeras pessoas que decidem tirar suas vidas todos os anos.

             A dor emocional pode ter muitas consequências. Como diria o Renato Russo, "escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã/ Espera que o sol já vem".

             Como suportar a dor? Como não recorrer à drogas que só piorariam e desequilibrariam a situação? 

            "O que faz você feliz?

              Você feliz, o que é que faz?

              Você faz o que te faz feliz?

              O que faz você feliz, você que faz".

              Do que uma ferida no corpo precisa para sarar? Descanso (parar de piorar), cuidados (cirurgia/tratamento), nutrientes para cicatrizar melhor. Nossa alma também passa por processos parecidos. Algumas feridas levam tempo para cicatrizar. Algumas deixam marcas, cicatrizes. Mas o cuidado faz toda a diferença. Nossa alma precisa ser nutrida com bons sentimentos. E cada um produz os próprios bons sentimentos. É possível produzir paz interior em meio a uma sociedade hostil, é possível amar a Vida em um cenário de destruição. É possível,  não disse que é fácil. 

              Depois que a Alemanha ganhou a última Copa do Mundo eu lembro que li uma entrevista do técnico do time deles, que contou algumas das táticas de treinamento. Viriam jogar no Brasil e este em futebol é sempre um dos times favoritos. Então eles esperavam uma pressão da torcida brasileira. Como ele treinou o time? Ao som de vaias. Treinavam futebol lidando com uma baita pressão psicológica contrária. E arrasaram, melhor nem comentar o que foi o jogo deles contra o Brasil, rs. 

             Podemos aprender muito com a técnica deste técnico. O mundo muitas vezes é hostil. Nem precisa ser famoso pra ter haters. O ódio se manifesta em muitas formas, contra muitas vidas. Se prepare para lidar com isso. Se este é o cenário, sociedade violenta, cruel, sem amor à Vida, elabore isso psíquicamente. E cultive seu jardim interior. 

           O que eu faço muitas vezes é andar com fone nos ouvidos. Ao invés de coisas ruins, ouço músicas edificantes! Sim, filtre as letras das músicas quando tiver em períodos mto tristes. Ao invés de afundar na fossa, ouça músicas que te elevem a alma, te animem!

          Eu quando estou triste adoro assistir uma comédia. Ligo logo o youtube nos vídeos do Paulo Gustavo. Também consumo minhas formas favoritas de arte: dança, quadros e moda. Depois de todos esses procedimentos (que num dia triste sem animo pra sair estão todos em um celular com internet), estou bem melhor.

          Nossa mente é poderosamente delicada. Se ame. Busque ajuda. Eu me mudei de cidade mais ainda continuo conversando com minha psicanalista uma vez por semana, por telefone. Amo fazer análise! E psicanálise é minha linha favorita. Psicólogo não é coisa de louco, não. É pra quem quer conversar sobre a Vida. Psicólogos são cultos e compreensivos,  atentos à sua fala e sua dor, quem não quer conversar com alguém assim?

                Se cuide. Sempre há saída. Se puder tenha Pets, são uma fonte fantástica de fofices e alegria. Cultive Boas amizades. O mundo pode até desabar, mas vc nao precisa desabar junto. Ache jeitos saudáveis de amenizar sua dor. Pratique esportes que vc goste! Eu dançava ballet e aos 12 anos comecei a ter dores nos joelhos que me limitaram muito. Descobri que tenho pés chatos, e depois de adulta, hiperlordose. Se hj tento fazer um cambre volto com a mão nas costas feito uma velhinha 😂. Mas eu adapto. Faço meu ballet em casa. Uso as primeiras posições do ballet pra corrigir minha postura. Estou em contato com o que me faz bem.

           Com tudo isso o que quero dizer é: não desista da sua vida. Amanhã é outro dia. Eu quase desisti da minha na adolescência. E já tanta coisa mudou. A mudança as vezes demora muito pra acontecer. Mas as nuvens não conseguem esconder o sol pra sempre. Para os que acreditam em Deus, peça ajuda a Ele. E cuidado com religiões que fazem mal para os outros, isso influência negativamente sua saúde mental.

             Cultive sempre bons sentimentos e Viva la vida!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page