top of page
Buscar
  • Foto do escritorandreafanganiello

O potencial do espaço escolar

A cada 1% a mais de jovens na escola, cai em 2% a taxa de homicídios. Educação é um assunto muito amplo e pelo qual sou apaixonada. Em inglês há duas palavras que se referem à educação: 

"Education" remete ao nível de escolaridade, e "politeness" às boas maneiras. Há muitas pessoas que tiveram pouco acesso aos estudos e são gentis, honestas e pensam no próximo; E há também indivíduos altamente instruídos academicamente e com graves falhas de caráter.

A instrução e as boas maneiras (ética, cidadania, não se portar como o umbigo do universo, não prejudicar o próximo) edificam partes diferentes do ser humano. 

Muito se debate a respeito do papel da escola, que visa desenvolver o raciocínio ensinando as disciplinas como matemática, geografia, etc. E muitos dizem que as boas maneiras devem ser ensinadas na casa do aluno, pela sua família.

Queridos. Seria mais prático se assim fosse, mas escolas, esses espaços vitais de construção de conhecimentos não podem ficar alheias aos contextos em que estão inseridas. Não basta estudar o século XX e saber que o Nazismo existiu, quantas pessoas matou. É mister haver um espaço para refletir sobre o que houve na História. Por quê tantas pessoas seguiram Hitler? E pode ser aí lançado um tema para redação. Depois de lidas as respostas dos alunos os professores podem até identificar alunos que apóiem tal tipo genocida e xenófobo de comportamento pois os pais (que deveriam ensinar as boas maneiras) são a favor e estão nos EUA indo nas marchas para a "supremacia branca". 

Depois de lidas as redações algum caso extremo pode ser debatido com o departamento pedagógico da escola e propostas de humanização podem ser reinforçadas nas atividades. Sem expor o aluno, sem criar conflito em casa com os pais caras pálidas. (Eu sou branca feito leite e nunca ouvi asneira maior do que qualquer tipo de ideia de supremacia. Enfim.) 

A escola tem esse potencial de fazer o jovem refletir e poupar a sociedade no futuro de cidadãos preconceituosos. 

Outros temas: escola não tem que fazer doutrinação de direita ou esquerda, mas sim debates sobre como mudar a mentalidade corrupta do país. Ensinar que é legítimo que vc seja de direita e o colega de esquerda, desde que ambos respeitem direitos humanos e sejam ensinados a não serem corruptos.

A escola tem esse fundamental papel. Mais reflexão e menos decoreba. Mais entendimento de quem os adolescentes irão se transformar! 

Os garotos estão perdendo totalmente o respeito nos relacionamentos,  sejam eles hétero ou homoafetivos. Vídeos gravados sem consentimento,  estupro coletivo, assassinato de homossexuais. Machismo, superioridade em fazer com que outra pessoa seja humilhada sexualmente. As escolas não podem fechar os olhos para essas atitudes como se não lhes dissesse respeito.

Reflexões sadias melhoram o raciocínio crítico,  a clareza para escrever e se comunicar de forma geral, e também  a saúde emocional dos alunos, além de informá - los sobre temas vitais com os quais se depararão durante a vida.

Mestres, reflitamos a respeito. A escola tem essa responsabilidade para com a sociedade. 

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page