top of page
Buscar
  • Foto do escritorandreafanganiello

Vidas sem valor?

A História infelizmente é farta de culturas que escravizaram outras. Atualmente lutamos para que essas atrocidades não ocorram mais. Vivendo no Brasil aqui percebemos as terríveis consequências de tanta injustiça, que pouco se amenizam com o passar das gerações. Hoje em dia, nem dois séculos após a abolição da es

cravidão podemos ver descendentes dos africanos conseguindo estudar e obter com muito mais luta e muito mais esforço posições de trabalho mais proeminentes.  

 Muito já foi dito e escrito sobre a escravidão. Portugal alguma vez já se desculpou? O papa de tanto em tanto pede desculpas públicas pelas atrocidades que "deixamos" acontecer, como o Holocausto. Mas Portugal e Espanha lamentam será pelas milhões de vidas africanas que destruíram? Pelos tantos descendentes injustiçados?  E os incontáveis indígenas que viviam desde o Chile até o Canadá e foram exterminados...? Quem se importa? Vidas que não tem importância. Este é a pior doença emocional que a humanidade pode padecer: olhar pra outro humano e não apenas achar, mas acreditar que tal vida não tem valor. Que ninguém sentirá falta se morrer, se for torturado, abusado, escravizado. Nessa perspectiva trabalham longe dos olhos da mídia muitas vidas que tem sonhos, acordando e vivendo apenas pra enriquecer outros sem coração. 

Estudando história no colégio nunca pensei que minha geração fosse presenciar a construção de um campo de concentração,  como na Chechênia. Estudamos e já vi em tantas revistas reportagens questionando "Como Hitler pôde acontecer? Como o mundo deixou isso acontecer? Como que uma nação inteira se hipnotizou por um discurso tão genocida?" Sabemos que Hitler não chegou ao poder destilando ódio de cara, mas que esse viés era muito velado e com ótima oratória. Sempre tudo era para o bem da nação,  o bem da Alemanha. Agora que vejo em avenidas casais gays de mãos dadas e os demais vivendo tranquilamente, e achamos que estamos atingindo o respeito por todos em uma sociedade finalmente civilizada, a Chechênia quer os quer em um campo de concentração. 

 Então será que a humanidade nunca vai se ver livre desse ódio? Dessa violência sádica? Abro o jornal online e vejo hj mais uma notícia de uma trans que foi espancada e achada num rio. Podemos conversar mais sobre o que causa esse ódio? Esse desprezo pelo outro? Quem sabe assim conseguiremos que as próximas gerações sejam menos ogras, mais humanas, e mais equilibradas. 

Aulas de humanidade e cidadania são urgentes nas escolas. Se estas preparam os indivíduos para o futuro, tem a possibilidade de forjar através deles uma sociedade menos violenta, mais justa e benéfica. Senão essa crueldade sempre se repetirá, e o mundo continuará manchado de sangue, jogando vidas e sonhos na lata do lixo.

Vale a leitura desta reportagem no site jornal ciência, a respeito de um economista que ouviu no começo da sua carreira que teria que "esfriar sua consciência" para ter sucesso no ramo. As pessoas se perdem na busca de poder e dinheiro. É claro que este tipo de assunto não aparece na grande mídia e meu propósito em compartilhar esta reportagem é pedir que pensemos como podemos melhorar como sociedade para que as pessoas não achem que maldades como estas são o único caminho para o sucesso. Ser conivente com mortes e crimes não deveria ser o "caminho para o sucesso" de ninguém. Ninguém menos que Einstein nos deixou uma frase a pensar neste quesito: "Não tente ser uma pessoa de sucesso, tente antes ser uma pessoa de valor." Porque é de profissionais realmente de valor que o mundo precisa. Que sistema seria este se apenas pessoas compactuadas com criminosos se destacassem? É este o sistema que queremos? É este o universo profissional que você quer para os seus filhos? E se o cenário atualmente for este, como você educaria seus filhos? Diria para que entrassem no jogo do sistema fossem as regras quais fossem, ou diria que alimentassem a boa consciência e procurassem ser um ser humano de valores saudáveis, ainda que com mais dificuldades de se inserirem no mercado de trabalho?

 http://www.jornalciencia.com/holandes-releva-o-que-ha-por-tras-dos-rituais-satanicos-que-sacrificam-criancas-em-troca-de-sucesso-financeiro/

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page