top of page
Buscar
  • Foto do escritorandreafanganiello

Porque as sociedades precisam de instituições mais saudáveis:

Em quê temos que nos tornar para seguir uma carreira?

Se esta pergunta fosse respondida numa reportagem de revista, daquelas que tipicamente são compartilhadas no LinkedIn, veríamos uma lista de aspectos exemplares, como: estudar continuamente, estar sempre atualizado, ser ético, ter profissionalismo. Mas e quando esta "lista ideal" está bem diferente das demandas da realidade?

Este é o depoimento de um policial que escreveu um livro contando os bastidores da instituição da qual fez parte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/201ca-perversao-comeca-na-formacao201d-diz-ex-pm-condenado-8569.html.

Em muitas instituições só "sobem na carreira" quem se sujeita a "pré-requisitos" para o cargo (ou para permanecer no cargo) que na verdades são crimes. Sim, assédio moral e sexual são crimes. Mas estou pasma com a naturalidade com que isso ocorre. E o problema não são os indivíduos apenas, mas é quando isso já virou algo cultural, e consequentemente parte da cultura da empresa. Eu sou professora e já tive que deixar vários cargos e perdi processos seletivos porque não quis me envolver com meu superior/recrutador/a/chefe. Pasma, fui conversar com algumas mulheres e mais pasma eu fiquei quando percebi a expressão de beco sem saída no rosto de uma delas.

Após uma longa entrevista para um cargo de coordenação e de ter minhas qualidades profissionais elogiadas, que era o que a empresa buscava, o infeliz do recrutador cheio de cursos tops me perguntou: "Are you willing to go against your values for the company?" Eu respondi que não. E obviamente não trabalhei lá. Aí me disseram: Você vai encontrar um lugar melhor pra trabalhar. Mas essa era uma empresa bem conceituada no mercado. E em escolas com mais renome vi os mesmos tipos de chantagem. Mulheres, se a luta foi longa para que pudéssemos escolher com quem vamos nos casar, a luta continua pra que não haja essa coerção no mercado de trabalho e sejamos livres para nos envolvermos com quem quisermos!

...

No que temos nos tornado por causa da carreira?

Se a resposta não for "em um ser humano melhor", temos que rever nossa busca e nossas escolhas.

Desejo a todos um trabalho digno.

A luta continua.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page